O tratamento contra o câncer pode afetar a fertilidade das mulheres. Mas, mesmo que isso aconteça, é possível você ter filhos com métodos de fertilização, desde que seja feito antes o congelamento dos seus óvulos.
O procedimento também é uma alternativa se você tiver outros problemas específicos de saúde que não o câncer, tais como:
- Doenças imunológicas;
- Doenças que ofereçam riscos à gestação;
- Realização de outros tratamentos específicos que possam afetar a fertilidade.
Processo de congelamento de óvulos
Indução da ovulação – com medicamentos que estimulam o desenvolvimento e amadurecimento dos óvulos, é feita a indução da ovulação a partir do segundo ou terceiro dia da menstruação. Isso fará com que, no dia da coleta – que acontece a partir de nove ou dez dias após a medicação – haja muitos óvulos disponíveis.
Coleta de óvulos – é realizada com a paciente sedada por meio de aspiração a vácuo guiada por ultrassom. Geralmente, são coletados todos os óvulos que a paciente produziu e selecionados cerca de 15 deles. A quantidade que é congelada depende do número de óvulos saudáveis disponíveis em cada mulher.
Congelamento dos óvulos – o congelamento é feito com nitrogênio líquido e, assim, os óvulos estarão à disposição da paciente no futuro, quando ela quiser engravidar. Há dois métodos para congelar os óvulos:
- Congelamento lento de óvulos – consiste em diminuir a temperatura gradualmente;
- Congelamento rápido de óvulos – o método também é conhecido como vitrificação. O óvulo é submetido à baixa temperatura de uma vez. É o mais utilizado atualmente, pois evita formação de cristais e a recuperação do óvulo é maior.
Congelamento de embriões – o procedimento também pode ser feito com óvulos já fecundados. Neste caso, é necessário um doador dos espermatozoides para a fertilização dos óvulos em laboratório. Depois disso, eles são congelados da mesma maneira que os óvulos não fertilizados.
Todo o processo de congelamento de óvulos dura de 12 a 14 dias, em média, e não oferece grandes riscos para a saúde. Converse com o seu médico sobre a possibilidade caso você tenha algum problema de saúde ou vá ser submetida a um tratamento que possa afetar a sua fertilidade.
Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente
Referências
- https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/congelamento-ovulos-atraem-mulheres-desejam-adiar-maternidade.aspx
- http://samaritano.com.br/especialidades/ginecologia-obstetricia-perinatologia/congelamento-de-ovulos-e-alternativa-para-mulheres-que-querem-adiar-gravidez/
- http://sbra.com.br/destaques/186-opcao-pelo-congelamento-de-ovulos-e-embrioes-deve-ser-avaliada-pelas-mulheres-para-preservacao-da-fertilidade
- http://www.mayoclinic.org/tests-procedures/egg-freezing/home/ovc-20168991