As cicatrizes na mama decorrentes do tratamento de câncer de mama podem abalar a autoestima das mulheres. Entretanto, existem produtos que podem melhorar a aparência das cicatrizes e, conforme o seu caso, a cirurgia também pode ser uma boa opção.
Hidratante – cicatrizes não possuem glândulas sebáceas, que fabricam a oleosidade natural da pele e ajudam na hidratação. A área das cicatrizes perde água continuamente, o que pode afetar a elasticidade e aparência, além de provocar descamação e flacidez. Por isso, o uso contínuo do hidratante pode ajudar bastante.
Fitas de silicone – podem ser aplicadas sobre as marcas das cirurgias para manter um nível contínuo de hidratação. Além disso, a pressão que exercem sobre a pele diminui a tensão na região da cicatriz e faz com que a marca seja menor.
Cremes e sabonetes de glicerina – contribuem para hidratar a pele e deixá-la mais macia. Seu médico também pode receitar pomadas específicas para a região das cicatrizes.
Cirurgia para corrigir cicatrizes nas mamas após o tratamento do câncer
O procedimento cirúrgico corretivo de cicatriz pode melhorar e minimizar a aparência de cicatrizes decorrentes do tratamento contra o câncer. Converse com o médico especialista para alinhar as suas expectativas com os resultados que podem ser alcançados, ou seja, o quanto você pode esperar que a cirurgia atenue suas cicatrizes, tornando-as menos visíveis.
Esse tipo de procedimento costuma levar pouco tempo. Mas o resultado pode variar de acordo com a técnica empregada, o tamanho da cicatriz, a direção dela nas mamas, sua idade, além do tipo e da cor da sua pele. Além disso, é possível que haja formação de queloide, que é uma cicatriz grossa, endurecida e em alto relevo. Isso está relacionado a condições genéticas e demanda tratamentos complementares:
Se após conversar com o seu médico você optar pela cirurgia, siga rigorosamente as recomendações pré-operatórias para diminuir os riscos envolvidos em qualquer cirurgia, bem como as para o período pós-operatório, a fim de alcançar a melhor recuperação possível e não comprometer o resultado.
Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente
Referências
- http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/correcao-de-cicatriz/
- http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cicatrizes-x-queloides/190/21/
- http://www.breastcancer.org/treatment/side_effects/scar_tissue
- http://www.hopkinsmedicine.org/otolaryngology/specialty_areas/facial_plastic_reconstructive_surgery/reconstructive_procedures/scar_treatment.html