A infecção urinária é um problema muito comum e que atinge com mais frequência as mulheres. Apesar disso, deixar de tratá-la pode levar a complicações graves. Se você tiver três ou mais episódios de infecção urinária em um ano – a chamada infecção urinária de repetição –, deve ficar ainda mais atenta, pois isso pode ser sinal de problemas renais ou distúrbios no trato urinário. É preciso procurar um médico para descobrir o que está causando o problema e fazer o tratamento adequado.
Algumas mudanças de comportamento ajudam a prevenir a infecção urinária de repetição:
Faça a higiene local correta – manter limpa a região da vagina e do ânus é fundamental para diminuir as chances de infecção. Faça isso todos os dias durante o banho. Mas cuidado para não exagerar, pois isso pode causar irritação e favorecer infecções. Não use desodorantes íntimos ou esfoliantes.
Beba água – o líquido ajuda a expulsar as bactérias da bexiga. Beba pelo menos 1,5 litro por dia.
Escolha a calcinha certa – evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor. Prefira calcinhas de algodão, que mantêm a região mais seca, ao contrário das feitas de material sintético.
Troque os absorventes higiênicos com frequência – esse hábito ajuda a evitar a proliferação de bactérias.
Urine depois das relações sexuais – essa medida tem o objetivo de expulsar as bactérias que possivelmente tenham entrado na uretra e na bexiga.
Não segure o xixi – não é aconselhável manter a bexiga cheia por longos períodos.
Passe o papel higiênico na direção certa – limpe sempre de frente para trás, para evitar que bactérias passem do ânus para a vagina.
Cuide da alimentação – coma bastante vegetais e fibras. Isso ajuda a evitar a prisão de ventre, problema que aumenta o risco de infecção urinária.
Sintomas da infecção urinária
Os principais sintomas da infecção urinária são:
- Ardência e dor ao urinar;
- Dor na região mais baixa do abdome;
- Aumento da vontade de urinar;
- Sangue e mau odor na urina;
Caso perceba esses sinais, procure um médico o quanto antes para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado.
Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente