Síndrome de Lynch pode ser indicador de câncer ginecológico

A síndrome de Lynch é uma condição genética que faz com que o portador tenha maior risco de desenvolver câncer em algumas regiões do corpo, como no cólon, na bexiga, no ovário e no endométrio, que é o revestimento da parte interna do útero.

 

Diagnóstico e tratamento para síndrome de Lynch

Investigar o histórico de câncer de colorretal ou endometrial na família é o primeiro passo para detectar a síndrome Lynch, além de testes de tumor e testes genéticos. É recomendado que as mulheres portadoras da síndrome façam biópsia endometrial uma por ano a partir dos 30 anos.

As opções de tratamento podem variar, conforme o estágio e localização do câncer, e estado de saúde da paciente, mas a cirurgia (histerectomia), radio e quimioterapia fazem podem fazer parte do procedimento.


Síndrome de Lynch e câncer de endométrio

Embora nem todas as mulheres com câncer de endométrio tenham síndrome de Lynch, a doença é muito comum para portadoras da condição. Exames de triagem em mulheres com câncer de endométrio são importantes para a detecção precoce da doença além de rasteio de uma possível a extensão do tumor, que pode afetar outras regiões do organismo, como por exemplo, o colo do útero.

 

Câncer do endométrio e câncer de colo de útero

O estadiamento de um câncer significa que o tumor se espalhou para outras regiões. No caso do câncer endometrial, o avanço pode se dar de três formas: através do sistema linfático ou do sangue (quanto afeta outras partes do corpo); ou através dos tecidos (quando afeta regiões próximas ao foco inicial do tumor). No último do caso, o câncer de endométrio pode invadir o colo de útero.

Quando o câncer atinge as glândulas do colo do útero, o tratamento indicado pode ser radioterapia ou cirurgia (que pode ser desde de uma pequena retirada de tecido, até uma histerectomia total), seguido de radioterapia.

 

Conteúdo relacionado no Mulher Consciente

 

Conteúdo externo relacionado

 

Referências

Você também pode gostar

Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...
Dia a Dia com Saúde

Cobertura 5º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Daiana Garbin entrevista convidados especiais, no 5º Congresso Todos Juntos Contra O Câncer. Assista tudo que rolou! #MovimentoTJCC