Técnica semelhante à tatuagem ajuda na reconstrução da mama

A realização da mastectomia, cirurgia de retirada total ou parcial da mama, não deixa apenas cicatrizes físicas, mas também emocionais. O procedimento pode abalar a autoestima das pacientes de câncer de mama e gerar dificuldades para lidar com a imagem do próprio corpo. Hoje em dia, felizmente, as técnicas que permitem reconstituir a mama após a mastectomia vêm sendo aprimoradas.

Além do uso de próteses ou de tecidos da própria paciente para dar volume à mama, é possível ainda redesenhar o mamilo e a aréola (círculo pigmentado ao redor do bico da mama). Essa técnica complementar, que é o toque final da reconstrução da mama, chama-se micropigmentação, uma espécie de tatuagem que “pinta” a aréola da paciente.

A reconstituição da aréola pode ainda ser realizada por enxerto ou retalho, retirando um pedaço da pele em outra região do corpo para sobrepor à mama. A micropigmentação, por ser menos invasiva, tem ganhado popularidade e se tornado a primeira opção de grande parte das mulheres.

 

Como é feita a micropigmentação de aréola

Por ser um procedimento estético e não cirúrgico, a micropigmentação reconstrutiva pode ser realizada não apenas por médicos cirurgiões plásticos, mas também por esteticistas ou tatuadores especializados. É necessário, contudo, que um médico autorize o procedimento.

A tatuagem reparadora geralmente é indolor e rápida de ser feita, mas exige sessões de retoque a cada dois anos. Recomenda-se que seja realizada pelo menos três meses após a cirurgia de reconstrução da mama, para que a pele esteja cicatrizada.

Resultados mais realistas são atingidos com tatuagens com efeito 3-D, que deixam a aréola com uma aparência bastante natural, mesmo ela sendo plana. São utilizadas técnicas de cores e efeitos de luz e sombra.

A micropigmentação permite, inclusive, camuflar as cicatrizes da mastectomia na mama. Há mulheres que optam por encobri-las com tatuagens artísticas, como por exemplo desenhos de flores. Uma ótima maneira de encerrar uma fase de sofrimento.
Conteúdo relacionado no Mulher Consciente

 

Conteúdo externo relacionado

 

Referências

 

Você também pode gostar

Câncer de Mama

Mamografia é fundamental na prevenção do câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama – o mais comum entre as mulheres,...
Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...